sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Talvez nem tão vazio assim #01

América Latina?

Como estudante de Relações Internacionais tenho grande curiosidade sobre a integração latino-americana. A primeira pergunta que pode ser feita sobre esse tema é: Qual América Latina? Se buscarmos uma interpretação cultural, a América Latina é uma colcha de retalhos difusa, que não necessariamente permite uma unidade. Os países da região central, México, a América Hispânica do Cone Sul e Brasil dificilmente podem ser enquadrados numa unidade cultural semelhante ou coesa. Samuel Huntington ao descrever a civilização latino-americana diz que a mesma não pode ser interpretada de forma unitária, e a percebe como “em construção”.

Pelo aspecto histórico, político e econômico tampouco é possível entender a região de forma homogênea. Os índices do PIB das economias de Brasil e México em contraste com Suriname ou Bolívia, o desenvolvimento da América Central e sua importância geopolítica para os Estados Unidos em contraste ao papel do Cone Sul para este mesmo ator, os conflitos de formação dos territórios da América Andina, a formação das identidades nacionais e dos processos de regionalização – seja a esperança bolivariana, seja o Mercosul – são alguns dos pontos que refutam essa aglutinação em uma única América Latina também.

Ao que me parece, basicamente o que nos permite chamar esse grupo de países de América Latina se fundamenta em dois aspectos. O primeiro é geográfico, que entende todo o continente abaixo da América anglo-saxã de forma unitária. O segundo é de identidade atribuída, já que esses países e suas populações são entendidos como “os outros”. Ainda que estejam no ocidente, são taxados não ocidentais pelos europeus e norte-americanos, mas são vistos com uma formação identitária peculiar recheada de exotismo e, por vezes, entendida como primitiva ou menos civilizada. Fico com a indagação pessoal sobre o real interesse ou possibilidade de se criar uma área de integração que tenha significativa importância pra população desses países.

Um comentário:

Grivicich disse...

Ta, concordo contigo.(Que que eu vou dizer?)
Faça um post que eu possa comentar de verdade :P Valeu?
Bah!

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou cheio de desejos, que me levam pra várias direções; e como um Menino Maluquinho gostaria de poder abraçar o mundo com as pernas na tentativa de saciá-los. Extremamente vaidoso, principalmente com meu intelecto e minha capacidade de aprender coisas novas. Urbano demais, filho do barulho e do ar da cidade, do excesso de informação e das cores da pólis. Articulado com as palavras em vários momentos, mas receoso do quanto elas me expõem muitas vezes. Susceptível a elogios e a beleza, em várias expressões. Apaixonado pelas artes, tanto que gostaria de ser muito hábil em alguma delas para agir como uma segunda voz. Uma colcha de retalhos de idéias, conceitos, memórias, projeções e outras abstrações, sonhador, curioso... bem curioso, eu diria. Oscilo entre pessoas e lugares com certa facilidade. À medida que amadureço vou adotando algumas certezas e algumas regularidades que me eram sufocantes. Adoro cantar. Sou do tipo que sente mais saudade quando reencontra do que quando está longe. Amo água. Detesto a maioria dos esportes. Sou bicho de bando e viajaria sempre se possível. Dentre tantos que abrigo, isso é parte de mim.